
Nossa história
A COMPANHIA MAR surgiu em 2016 a partir da vontade de atrizes, contadoras, educadoras e musicistas, de abordarem como eixo norteador de suas narrativas as questões de gênero. Juntas resolveram pesquisar histórias feministas para crianças. Nossa pesquisa e atuação está conectada ao diálogo com as infâncias e ao entendimento da importância e relevância das reflexões sobre gênero no começo da vida.
​
Em 2017 a COMPANHIA MAR estreia seu primeiro espetáculo teatral: Vocês vão ter que me engolir!, espetáculo que reflete sobre a presença da mulher no futebol, esporte historicamente masculino. De maneira lúdica, apresenta às crianças as dificuldades e potências do futebol feminino. O espetáculo foi Indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem no segundo semestre de 2018 nas categorias: Melhor atriz, Revelação, Prêmio Especial, por divulgar e valorizar para o público infanto- juvenil a prática do futebol feminino e Sustentabilidade, por abordar o preconceito de gênero, a necessidade de conscientização sobre as diferenças e por estimular o direito à diversidade. Foi finalista nas categorias Revelação e Sustentabilidade. Finalmente levou o prêmio na categoria Revelação.
​
Em 2019 a companhia segue apresentando o espetáculo em Casas de Cultura da cidade e em 2020, passa pelo SESC Itaquera e SESC Santo Amaro com o espetáculo Vocês vão ter que me engolir! Em 2019 a companhia segue apresentando o espetáculo em Casas de Cultura da cidade e em 2020, passa pelo SESC Itaquera e SESC Santo Amaro com o espetáculo Vocês vão ter que me engolir!
]Em 2021 estreia o espetáculo ASTRONAUT(A), contemplado pelo ProAC no 06/2019 - Produção e temporada de espetáculos inéditos para o público infanto-juvenil, em formato virtual, devido a pandemia e no final do mesmo ano apresenta-se em curta temporada por três teatros distritais de São Paulo.
​
Em 2022 apresenta-se no Teatro Sergio Cardoso e faz uma pequena circulação pelo interior do estado de São Paulo. Também em 2022, estreia o espetáculo A FUTURA RAINHA, contemplado pelo 14a Edição do Prêmio Zé Renato e desde 2021, apresenta o projeto UMA VIAGEM NO TEMPO: VISITA AO CCBB SÃO PAULO, bem como, apresentou também a ação SEMANA DE 22 - NOS TRILHOS DO MODERNISMO, em parceria com a Movicena Produções no Centro Cultural Banco do Brasil.
​
Em 2023, circula por Sescs da capital e interior do estado com ASTRONAUT(A) e A FUTURA RAINHA.
​
Em 2024, estreia ELAS, MUSICALMENTE VIAJANTES, seu primeiro espetáculo cênico musical no Sesc Consolação, estreia também a Contação de Histórias VOCÊ SABE QUEM É ELA? no Sesc Bertioga e lança também seu primeiro livro - a dramaturgia do espetáculo Astronauta - o primeiro da série Coleção Cia Mar de Dramaturgia produzido especialmente para as infâncias, em parceira com o Mundo Benvirá, selo da Saraiva Educação. Além de seguir circulando com os espetáculos do repertório por Sescs e escolas de São Paulo e do interior.
​
Em 2025, a companhia segue circulando, pesquisando e trabalhando na tentativa de levar para a cena uma temática atual e importante no cenário brasileiro, narrativas feministas para todas as infâncias.
Integrantes

Luana Oliveira
​
Percussionista, compositora e arte-educadora, estudou no Conservatório Dramático e Musical “Carlos de Campos” de Tatuí, e alguns anos depois, tornou-se bacharel em percussão erudita e contemporânea pela Unesp - Instituto de Artes e como membro do grupo PIAP, participou da gravação do CAGE + CD, pelo selo SESC.
É pós-graduanda em Trilha Sonora pela Universidade Anhembi- Morumbi. Participou de importantes festivais no Brasil como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Festival Música nas Montanhas e outros.
Como timpanista da Orquestra Jovem do Estado (OJESP), participou da gravação do CD e DVD OJESP convida Antônio Menezes e apresentou-se em vários concertos e festivais internacionais na Holanda, França, Alemanha e Estados Unidos, se apresentado em salas como a Konzerthaus Berlin e Lincoln Center – NY. Obteve o 1º lugar no “1º Prêmio Incentivo de Música de Câmara” do Conservatório de Tatuí e foi finalista do Prêmio Ernani Machado pela OJESP em 2012-13 e 14. Foi arte-educadora no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Programa de Iniciação Artística (PIÁ), educadora de música no Projeto Guri, percussionista da Companhia de Ópera Curta, atuando em inúmeras cidades do estado de São Paulo, percussionista na peça O Senhor das Moscas, do Sesi - Núcleo Experimental e em 2018, participa da temporada de Crianceiras de Márcio de Camillo. É integrante do duo de percussão CONEXAS.

Jéssica Policastri
​
Bacharel em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), atriz formada pelo curso profissionalizante em Artes Cênicas do Teatro Escola Macunaíma e pós graduanda em Especialização em Corpo, Dança, Teatro e Performance na Escola Superior Célia Helena Centro de Artes e Educação – SP. Trabalhou de 2015 a 2017 no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), como atriz em atividades cênicas mediativas, intervenções artísticas junto ao público em datas especiais, composição de roteiros dramáticos e músicas com as temáticas das exposições. De 2018 a 2021 foi arte educadora no Programa de Iniciação Artística (PIÁ) da Prefeitura de São Paulo e desde 2016 integra a Companhia MAR, da qual é fundadora e atriz. Pela CIA MAR, foi indicada ao prêmio de melhor atriz, com o espetáculo VOCÊS VÃO TER QUE ME ENGOLIR! (espetáculo onde é co-autora na dramaturgia) pelo Prêmio São Paulo de Teatro Infanto-juvenil, espetáculo que também assina a dramaturgia; atua no elenco dos espetáculos ASTRONAUT(A) e A FUTURA RAINHA, da contação VOCÊ SABEM QUEM É ELA? e do espetáculo cênico musical ELAS, MUSICALMENTE VIAJANTES. De 2021 a 2024 foi líder do time de eventos EBAC. Atualmente, trabalha com a Cia Mar e com a produtora Movicena Produções.

Amanda Chaptiska
​
Amanda Chaptiska é licenciada em artes cênicas pelo IA-UNESP (2019) e formada pelo Teatro Escola Macunaíma(2014). Integra a Cia Mar Teatro desde 2023 e realiza assistência de produção na MoviCena Produções desde 2022.
Como atriz, trabalha no espetáculo “Astronaut(a)” contemplado pelo Proac n° 06/2019 com a Cia Mar Teatro, ganhadora do prêmio de Melhor Atriz- Infantil pelo 20º Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena. É atriz fundadora do Núcleo Barro 3 (2016-2019) e participou como atriz da Cia do Topo (2007-2010). Atuou como atriz no espetáculo “Barro Homem Barra Mulher” (2017-2018) junto ao Núcleo Barro 3. Participou da série audiovisual sob direção de Cao Hamburguer, "Família Imperial” (2012); e do longa “Califórnia” (2014) de direção de Marina Person.
Na música participou da gravação do CD infantil "Na casa da Ruth", idealizado pela cantora Fortuna, circulando com o show de mesmo nome na rede SESC (2008 a 2010). Em 2009 participa do segundo trabalho infantil na musica, o album “Os Segredos da Casa de Brinquedo” idealizado pela cantora Thelma Chan.
Estuda canto a 5 anos com Charles Yuri, treina View Points desde 2022 no Estúdio Oito Nova Dança com Luah Guimarãez e estuda dança a mais de 15 anos, passando por diferentes abordagens e técnicas como educação somática, improviso cênico e jazz, dentre estes estudos transitou por diferentes escolas e nomes como: Diogo Granato, Henrique Lima, Dulce Pessoa, Luciana Bortoletto, Ana Clara Amaral, Marcia Strazzacappa, Gabriela Caraffa, Grupo Corpo Molde e Studio Corpo e Dança. Cursou também Teatro Musical na Cia Opsis de Teatro, com direção de Cadu Witter em 2012.
​
